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Pedagoga (Sou formada em Pedagogia-licenciatura plena com administração escolar e supervisão escolar, habilitação nas séries iniciais e educação infantil) e Letras. Atuei como professora de Educação Infantil, jogos de raciocínio (Matemática), leitura viva e arte, trabalhei como coordenadora em escola em tempo integral do 1º ao 5º ano e atualmente como orientadora pedagógica de creche.

sábado, 16 de abril de 2011

10 bons motivos para se fazer um planejamento no início do ano

  1. Possibilitar a reflexão sobre o trabalho realizado no ano anterior;
  2. Possibilitar a integração entre os professores, os que já estavam na escola com os que chegaram, pois sabemos que sempre há alguns professores novos;
  3.  Possibilitar a análise dos dados do processo ensino e aprendizagem dos alunos;
  4. Possibilitar a discussão coletiva e o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, no ano anterior, é necessário que todos da escola discutam os objetivos que pretendem alcançar, permitindo assim o inicio do planejamento anual, que constituirá o ponto de partida que determina, justifica e da sentido à intervenção pedagógica;
  5. Possibilitar a construção compartilhada do planejamento, de todas as ações desenvolvidas na sala de aula, evitando assim a fragmentação dos objetivos e conteúdos, seja na educação infantil, nos ciclos do ensino fundamental ou no ensino médio;
  6. Possibilitar compartilhar, discutir e analisar qual concepção de ensino e aprendizagem os professores trabalham, quais suas experiências, quais as experiências que foram produtivas e não produtivas para os alunos;
  7. Possibilitar que a instituição se constitua como unidade educacional e que construa com consciência um planejamento, no qual estão expressa as teorias e os saberes que sustentam a prática pedagógica dos professores;
  8. O planejamento dá sentido às ações do dia-a-dia do professor, reduzindo assim o improviso, sua prática tem uma intencionalidade definida a partir dos objetivos que pretende alcançar;
  9. O professor tem a oportunidade de ser autor consciente de seu trabalho, saber por que está fazendo desta e não de outra forma;
  10. O planejamento com os objetivos bem definidos a partir das capacidades que se pretende que os alunos desenvolvam, certamente reduzirá as condutas contraditórias com os objetivos educacionais compartilhados e teremos melhores avanços no processo ensino-aprendizagem.

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