Boas-vindas

Sejam todos bem-vindos !!!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga (Sou formada em Pedagogia-licenciatura plena com administração escolar e supervisão escolar, habilitação nas séries iniciais e educação infantil) e Letras. Atuei como professora de Educação Infantil, jogos de raciocínio (Matemática), leitura viva e arte, trabalhei como coordenadora em escola em tempo integral do 1º ao 5º ano e atualmente como orientadora pedagógica de creche.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Atividade com nome (Identidade e linguagem)

1ºdia: Comece o trabalho com nome lendo para as crianças o livro "Marcelo, martelo, marmelo" de Ruth Rocha
 Após a leitura explique para as crianças que elas iram levar para casa uma pesquisa do nome para saber por que aquele nome foi escolhido. 

PESQUISA

PEÇA PARA A MAMÃE E O PAPAI LHE CONTAR E ESCREVER POR QUE ESCOLHEU ESTE NOME PARA VOCÊ.

   ­­­­___________________________________












2º dia: Linguagem (oralidade) Antes de ler as pesquisas leia a poesia "Nomes e histórias"


NOMES E HISTÓRIAS


MARIA COMEÇA COM MAR
E TERMINA COMO O DIA
QUE MAIS POSSO IMAGINAR
COM QUEM SE CHAMA MARIA?
ROBERTO É SORRISO ABERTO
LUCIANA É LUZ QUE ATRAVESSA
LEONARDO, Ê, NOME DANADO!
JÁ VEM COM LEÃO MARCADO
O PEDRO TEM PEDRA NO NOME
MARCELO PARECE MARTELO
O MARCOS É CHEIO DE MARCAS
O SEVERINO É SEVERO?
AUGUSTO, LEANDRO, AURORA,
JOÃO, MARIA DA GLÓRIA.
BENEDITA, SÉRGIO, VITÓRIA!
CADA UM TEM SUA HISTÓRIA
E VOCÊ, COMO SE CHAMA?
VENHA LOGO ME FALAR
POIS A HISTÓRIA DO SEU NOME
SÓ VOCÊ PODE CONTAR...





Estimule as crianças a contarem a história do seu nome, desta maneira elas se sentiram importantes além de trabalhar a linguagem oral.

3º dia: Linguagem (práticas de escrita) Faça a adivinhação "O que é, o que é", em seguida explique que todos tem direito a um nome e que vão aprender a escrevê-lo, entregue para as crianças os crachás e  cole a atividade a seguir  na apostila ou no caderno:


ADIVINHAÇÃO: O QUE É, O QUE É?
É MEU, MAS OS OUTROS USAM MAIS DO QUE EU. _______________

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA
PRINCÍPIO III – a) A CRIANÇA TEM  DIREITO A UM NOME.

O NOME É A PRIMEIRA HOMENAGEM QUE OS PAIS FAZEM AOS SEUS FILHOS.
VAMOS APRENDER A ESCREVÊ-LO?
ENTÃO COPIE-O NOS ESPAÇOS ABAIXO QUANTAS VEZES QUISER...

4º dia: Linguagem (práticas de leitura) Antes da classe entrar na sala de aula distribuir os crachás pelas mesas. Avisar as crianças que elas deverão sentar no lugar onde está o seu nome. Entregar para as crianças letras móveis e pedir que formem seus nomes.
Atividade: Entregar uma lista com os nomes dos alunos da classe e pedir que procurem o seu nome e pintem somente o espaço em que ele está escrito.

 
PROCURE O TEU NOME E PINTE SOMENTE O ESPAÇO ONDE ELE ESTÁ ESCRITO:

ALINE
AMANDA
ANDRÉ
BIANCA
CÍNTHIA
CLARA
DIANA
ENYA
GISELE
HERA
JADE
JASMINE
JÚLIA
KAREN
LARA
LAURA
LETÍCIA
MAITÊ
MANDY
MATHEUS
MAYLA
MURILO
NÁDIA
NANCY
PAULA
RAPHAEL
THALIA
VALQUÍRIA

Um comentário: