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Quem sou eu

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Pedagoga (Sou formada em Pedagogia-licenciatura plena com administração escolar e supervisão escolar, habilitação nas séries iniciais e educação infantil) e Letras. Atuei como professora de Educação Infantil, jogos de raciocínio (Matemática), leitura viva e arte, trabalhei como coordenadora em escola em tempo integral do 1º ao 5º ano e atualmente como orientadora pedagógica de creche.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Espaço e forma (Arte e matemática)

Iniciar o trabalho lendo o livro "A linha e o ponto de encontro" da coleção Mig e Meg
Explicar o que é forma e espaço e depois realizar a atividade

MATEMÁTICA (ESPAÇO E FORMA):
FORMA É O CONTORNO DE ALGO, A CONFIGURAÇÃO DAS COISAS
ESPAÇO É UMA LACUNA QUE PODE SER PREENCHIDA OU NÃO.
VAMOS FORMAR ALGO COM AS LÃS E DEPOIS PREENCHER OS ESPAÇOS.


Depois distribuir pedaços de diferentes tamanhos de lã e pedir que formem algo
Depois que terminarem, cole os pedaços de lã sem desmanchar a criação deles. Quando estiver seco peça que ilustrem o desenho, preenchendo também os espaços.



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Atividade com nome (Identidade e linguagem)

1ºdia: Comece o trabalho com nome lendo para as crianças o livro "Marcelo, martelo, marmelo" de Ruth Rocha
 Após a leitura explique para as crianças que elas iram levar para casa uma pesquisa do nome para saber por que aquele nome foi escolhido. 

PESQUISA

PEÇA PARA A MAMÃE E O PAPAI LHE CONTAR E ESCREVER POR QUE ESCOLHEU ESTE NOME PARA VOCÊ.

   ­­­­___________________________________












2º dia: Linguagem (oralidade) Antes de ler as pesquisas leia a poesia "Nomes e histórias"


NOMES E HISTÓRIAS


MARIA COMEÇA COM MAR
E TERMINA COMO O DIA
QUE MAIS POSSO IMAGINAR
COM QUEM SE CHAMA MARIA?
ROBERTO É SORRISO ABERTO
LUCIANA É LUZ QUE ATRAVESSA
LEONARDO, Ê, NOME DANADO!
JÁ VEM COM LEÃO MARCADO
O PEDRO TEM PEDRA NO NOME
MARCELO PARECE MARTELO
O MARCOS É CHEIO DE MARCAS
O SEVERINO É SEVERO?
AUGUSTO, LEANDRO, AURORA,
JOÃO, MARIA DA GLÓRIA.
BENEDITA, SÉRGIO, VITÓRIA!
CADA UM TEM SUA HISTÓRIA
E VOCÊ, COMO SE CHAMA?
VENHA LOGO ME FALAR
POIS A HISTÓRIA DO SEU NOME
SÓ VOCÊ PODE CONTAR...





Estimule as crianças a contarem a história do seu nome, desta maneira elas se sentiram importantes além de trabalhar a linguagem oral.

3º dia: Linguagem (práticas de escrita) Faça a adivinhação "O que é, o que é", em seguida explique que todos tem direito a um nome e que vão aprender a escrevê-lo, entregue para as crianças os crachás e  cole a atividade a seguir  na apostila ou no caderno:


ADIVINHAÇÃO: O QUE É, O QUE É?
É MEU, MAS OS OUTROS USAM MAIS DO QUE EU. _______________

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA
PRINCÍPIO III – a) A CRIANÇA TEM  DIREITO A UM NOME.

O NOME É A PRIMEIRA HOMENAGEM QUE OS PAIS FAZEM AOS SEUS FILHOS.
VAMOS APRENDER A ESCREVÊ-LO?
ENTÃO COPIE-O NOS ESPAÇOS ABAIXO QUANTAS VEZES QUISER...

4º dia: Linguagem (práticas de leitura) Antes da classe entrar na sala de aula distribuir os crachás pelas mesas. Avisar as crianças que elas deverão sentar no lugar onde está o seu nome. Entregar para as crianças letras móveis e pedir que formem seus nomes.
Atividade: Entregar uma lista com os nomes dos alunos da classe e pedir que procurem o seu nome e pintem somente o espaço em que ele está escrito.

 
PROCURE O TEU NOME E PINTE SOMENTE O ESPAÇO ONDE ELE ESTÁ ESCRITO:

ALINE
AMANDA
ANDRÉ
BIANCA
CÍNTHIA
CLARA
DIANA
ENYA
GISELE
HERA
JADE
JASMINE
JÚLIA
KAREN
LARA
LAURA
LETÍCIA
MAITÊ
MANDY
MATHEUS
MAYLA
MURILO
NÁDIA
NANCY
PAULA
RAPHAEL
THALIA
VALQUÍRIA

domingo, 17 de abril de 2011

Dinâmica: Caça ao tesouro (Identidade)

O livro "Caça ao tesouro" da Brinque-book autora: Amanda J. Wood, é um ótimo recurso para começar uma caça ao tesouro com a classe. O livro apresenta pistas com rima e ainda termina com um convite do capitão para procurar o tesouro.
Para realizar com os alunos uma caça ao tesouro, terá que primeiro colocar as pistas nos lugares indicados.

Após a história entregar um chapéu de pirata  e seguir as pistas:
(Eis o modelo do chapéu para ser feito no E.V.A.)




ESTA PISTA FICA NA MÃO E INICIA DENTRO DA SALA DE AULA
1ª PISTA
 PARA ENCONTRAR O TESOURO
MATE A SUA SEDE NO BEBEDOURO

COLOCAR A PISTA 2 NO BEBEDOURO
2ª PISTA
AGORA VÁ PARA O PARQUE
NÃO PERCA A ESPERANÇA
PROCURE A PISTA NA BALANÇA

COLOCAR A PISTA 3 NA BALANÇA
3ª PISTA
PERGUNTE PARA A MERENDEIRA,
ELA ESTÁ PREPARANDO MACARRÃO COM SARDINHA NA COZINHA

COLOCAR A PISTA 4 NA COZINHA
4ª PISTA
CONTINUE A BRINCADEIRA
PROCURE NO TANQUE DE AREIA

COLOCAR A PISTA 5 NO TANQUE DE AREIA
5ª PISTA
E PARA TERMINAR
PERGUNTEI PARA A MINHA AMIGA PAULA
ELA DISSE QUE ESTÁ NA SALA DE AULA

COLOCAR A PISTA 6 NA SALA DE AULA
6ª PISTA
O CAPITÃO FOI PARA JAÚ
MAS ESCONDEU O TESOURO NO BAÚ

COLOCAR O TESOURO NO BAÚ
O tesouro está dentro de você, são os teus sonhos, teus desejos. "Revele o teu sonho e encontrará o teu tesouro."

O TESOURO:
Escrever em um papel o teu sonho e o sonho das outras pessoas que trabalham na escola. O tesouro pode ser preparado da seguinte maneira:
1- Você vai precisar de um papel branco A3;
2- Para envelhecer o papel molhe um pedaço de algodão em chá forte ou café e passe no papel;
3- Use secador de cabelo para acelerar o processo;
4- Quando estiver bem seco queime a volta toda do papel com vela (não faça isso perto de crianças);
5- Agora é só escrever.

Após a leitura estimulem as crianças a desenharem o seu sonho e colocarem em um baú dos sonhos. Quem sabe um dia elas realizam !!!

sábado, 16 de abril de 2011

10 bons motivos para se fazer um planejamento no início do ano

  1. Possibilitar a reflexão sobre o trabalho realizado no ano anterior;
  2. Possibilitar a integração entre os professores, os que já estavam na escola com os que chegaram, pois sabemos que sempre há alguns professores novos;
  3.  Possibilitar a análise dos dados do processo ensino e aprendizagem dos alunos;
  4. Possibilitar a discussão coletiva e o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, no ano anterior, é necessário que todos da escola discutam os objetivos que pretendem alcançar, permitindo assim o inicio do planejamento anual, que constituirá o ponto de partida que determina, justifica e da sentido à intervenção pedagógica;
  5. Possibilitar a construção compartilhada do planejamento, de todas as ações desenvolvidas na sala de aula, evitando assim a fragmentação dos objetivos e conteúdos, seja na educação infantil, nos ciclos do ensino fundamental ou no ensino médio;
  6. Possibilitar compartilhar, discutir e analisar qual concepção de ensino e aprendizagem os professores trabalham, quais suas experiências, quais as experiências que foram produtivas e não produtivas para os alunos;
  7. Possibilitar que a instituição se constitua como unidade educacional e que construa com consciência um planejamento, no qual estão expressa as teorias e os saberes que sustentam a prática pedagógica dos professores;
  8. O planejamento dá sentido às ações do dia-a-dia do professor, reduzindo assim o improviso, sua prática tem uma intencionalidade definida a partir dos objetivos que pretende alcançar;
  9. O professor tem a oportunidade de ser autor consciente de seu trabalho, saber por que está fazendo desta e não de outra forma;
  10. O planejamento com os objetivos bem definidos a partir das capacidades que se pretende que os alunos desenvolvam, certamente reduzirá as condutas contraditórias com os objetivos educacionais compartilhados e teremos melhores avanços no processo ensino-aprendizagem.

Boas-vindas

Este blog foi criado com muito carinho, espero que gostem. Beijos.